Revista da ABEM

 

Revista nº 1 - Maio de 1992

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Educação Musical: Uma síntese histórica como preâmbulo para uma idéia de educação musical no Brasil do século XX
(artigo em pdf)
Raimundo Martins


Funções e objetivos da aula de música vistos e revistos através da literatura dos anos trinta (artigo em pdf)
Jusamara Souza

Aspectos educacionais do movimento Música Viva
(artigo em pdf)
Carlos Kater

A educação musical no Brasil: ABEM (artigo em pdf)
Alda de Jesus Oliveira

Estará morta a Escola Normal Pública? (artigo em pdf)
Rosa Fuks

Relatos: Polos de Educação Musical

Associação dos professores de educação musical da Bahia
(artigo em pdf)
Elena Pereira Carreira Escariz

Escola de Música da Universidade Federal da Bahia: Cursos de Extensão (artigo em pdf)
Alda de Jesus Oliveira

Instituto Carlos Gomes – Fundação Carlos Gomes
(artigo em pdf)
Ana Maria Catarina Nobre Peixoto

A escola de Música de Piracicaba (artigo em pdf)
Maria Aparecida Mahle

Projeto Prelúdio Pró- Reitoria de Extensão – UFRGS
(artigo em pdf)
Nidia Kiefer

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 2 - Junho de 1995

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Da possibilidade de que a música seja um vício
(artigo em pdf)
Ricardo Mazzini Bordini

A Experiência estética do compositor (artigo em pdf)
Fernando Cerqueira

Bases para uma metodologia de percepção musical e estruturação no 3º Grau (artigo em pdf)
Cristina Capparelli Gerling

Teoria e prática: aparente dicotomia no discurso na educação musical (artigo em pdf)
Rosa Fuks

“Atirei o pau no gato, mas o gato não morreu” Divertimento sobre estágio supervisionado (artigo em pdf)
Irene Tourinho

Os múltiplos desenvolvimentos cognitivo-musicais e sua influência sobre a educação musical (artigo em pdf)
Esther Beyer

Por um modelo novo (artigo em pdf)
Oscar Dourado

As “oficinas de piano em grupo” da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (1989-1995) (artigo em pdf)
Diana Santiago

O discurso analítico: uma prática essencial e acidental na formação do músico (artigo em pdf)
Ilza Nogueira

A função da análise no processo de aprendizagem em música (artigo em pdf)
Raimundo Martins

Relatório da Associação Brasileira de Educação Musical Gestão das Primeiras Diretorias 1991 – 1995 (artigo em pdf)
Alda Oliveira

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 3 - Junho de 1996

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Os múltiplos caminhos da cognição musical: algumas reflexões sobre seu desenvolvimento na primeira infância
(artigo em pdf)
Esther Bayer

Ensinar “disposições”: o caminho do meio na Educação Musical pré-escolar (artigo em pdf)
Diana Santiago
Ilma Nascimento


Considerando a viabilidade de inserir música instrumental no ensino de primeiro grau (artigo em pdf)
Joel Luis Barbosa

Escola de música alternativa: sua dinâmica e seus alunos
artigo em pdf)
Walêmia Marília Silva

Um compositor, uma educadora, muitas perguntas e algumas reflexões sobre prática de ensino da música
artigo em pdf)
Irene Tourinho

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 4 - Setembro de 1997

Veja sumário e artigo

Clique aqui para ver o sumário

 

O modelo da Educação Musical no Brasil: um drama em três atos inconguêntes (artigo em pdf)
Ilza Nogueira

Pesquisa em Sociologia da educação Musical (artigo em pdf)
Lucy Green
Trad. Oscar Dourado


Um estudo sobre a Sequenza III, de Berio: para uma escuta consciente em sala de aula (artigo em pdf)
Bernadete Zagonel

A dinâmica do conhecimento e o conhecimento em música
artigo em pdf)
Eduardo Luedy

Pós-Graduação em Educação Musical (resultados preliminares) (artigo em pdf)
Alda Oliveira
Jusamara Souza

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 5 - Setembro de 2000

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Métodos de Leitura Cantada: dó fixo versus dó móvel
(artigo em pdf)
Ricardo Goldemberg

Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical (artigo em pdf)
Margarete Arroy

Avaliação da execução musical: relações entre as concepções e práticas adotadas por professores de piano (artigo em pdf)
Cynthia Geyer Arrussul dos Santos
Liane Hentschke
Ney Fialkow

A Presença das Raízes Culturais na Educação Musical
(artigo em pdf)
Cristina Rolim Wolffenbuttel

A educação profissional de música frente à LDB nº 9.394/96 Sonia Albano Lima (artigo em pdf)
Sonia Albano Lima

Pesquisa em Educação Musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós graduação stricto sensu em Educação (artigo em pdf)
José Nunes Fernandes

Uma perspectiva crítica e cultural para abordar o conhecimento curricular em música (artigo em pdf)
Sonia Tereza da Silva Ribeiro

A música do século XX para os cursos de graduação
(artigo em pdf)
Maria Lúcia Pascoal

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 6 - Setembro de 2001

Veja sumário e artigo

Clique aqui para ver o sumário

 

Ler/escrever ritmos: a análise psicolonguística de uma experiência com crianças (artigo em pdf)
Ana Cristina F. Matte

O tamborim e seus devires na linguagem dos sambas de enredo
(artigo em pdf)
Andréa Stewart Dantas

Engajando-se na conversação: considerações sobre a técnica e a compreensão musical (artigo em pdf)
Cecília Cavalieri França

Educação Musical: olhando e construindo na formação e ação de professores (artigo em pdf)
Claudia Ribeiro Bellochio

Avaliação da percepção musical na perspectiva das dimensões da experiência musical (artigo em pdf)
Cristina de Souza Grossi

Música popular em um Conservatório de Música
(artigo em pdf)
Margarete Arroyo

Currículos, apreciação musical e culturas brasileiras
(artigo em pdf)
Vanda L. Bellard Freire

A percepção musical sob a ótica da linguagem (artigo em pdf)
Virginia Bernardes

Teoria e prática pedagógica: encontro e desencontros na formação de professores (artigo em pdf)
Viviane Beineke

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 7 -

Veja sumário e artigo

Clique aqui para ver o sumário

 

Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa
(attigo em pdf)
Maura Penna

As rupturas ideológicas do processo cultural brasileiro e seus reflexos na educação musical (artigo em pdf)
Sônia Regina Albano de Lima

Sobre os processos de negociação dos sentidos da música na escola (artigo em pdf)
Mônica de Almeida Duarte
Tarso Bonilha Mazzotti

Escola – Licenciatura em Música – Pedagogia: Compartilhando espaços e saberes na formação inicial de professores (artigo em pdf)
Cláudia Ribeiro Bellochio

Educação musical escolar: uma investigação a partir das concepções e ações de três professoras de música
(artigo em pdf)
Luciana Del Bem
Liane Hentschke

Saberes e competências no âmbito das escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional do músico (artigo em pdf)
Luciana Pires de Sá Requião

Educação profissional: reflexões sobre o currículo e a prática pedagógica dos conservatórios (artigo em pdf)
Neide Esperidião

Do conservatório à universidade: o novo currículo de graduação da Escola de Música da UFMG (artigo em pdf)
Flávio Terrigno Barbeitas

Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida (artigo em pdf)
Beatriz Senoi Ilari

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 8 - Março de 2003

Veja sumário e artigo

Clique aqui para ver o sumário

 

Pesquisa e formação em educação musical (artigo em pdf)
Jusamara Souza

Pesquisa e formação em educação musical
(artigo em pdf)
Graça Mota

A formação profissional do educador musical: algumas apostas (artigo em pdf)
Cláudia Ribeiro Bellochio

Formação e atuação de músicos de rua: possibilidades de atuação e de caminhos formativos (artigo em pdf)
Celson Henrique Sousa Gomes

Mútliplos espaços, multidimensionalidade, conjunto de saberes: idéias para pensarmos a formação de professores de música (artigo em pdf)
Luciana Del Ben

O comprometimento reflexivo na formação docente
(artigo em pdf)
Teresa da Assunção Novo Mateiro

Considerações sobre diretrizes, curriculos e a construção do projeto para a área de música (artigo em pdf)
Sônia Tereza da Silva Ribeiro

Um curriculo abrangente, sim (artigo em pdf)
Elba Braga Ramalho

Dos ideais curriculares à realidade dos cursos de música no Brasil (artigo em pdf)
Liane Hentschke

Qual curriculo? pensando espaçoes e possibilidades
(artigo em pdf)
Magali Kleber

A universidade brasileira e o projeto curricular dos cursos de música frente ao panorama pós-moderno (artigo em pdf)
Regina Márcia Simão Santos

Educação profissional – Novos paradigmas, novas práticas (artigo em pdf)
Sônia de Almeida do Nascimento

O professor como fator condicionante na preparação em educação profissional em música (artigo em pdf)
Lia Braga Vieira

A resolução CNE/CEB 04/99 e os cursos técnicos de música na cidade de São Paulo (artigo em pdf)
Sônia Regina Albano de Lima

Reflexões sobre a atuação profissional e mercado de trabalho na perspectiva da formação do educador musical (artigo em pdf)
Cristina Grossi

Atuação profissional do educador musical: terceiro setor (artigo em pdf)
Alda de Oliveira

Professores universitários e mercado de trabalho na área de música: influências e abertura para o diálogo
(artigo em pdf)
Ana Lúcia Louro

Atuação profissional do educador musical: a formação em questão (artigo em pdf)
Cássia Virgínia Coelho de Souza

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 9 - Setembro de 2003

Veja sumário e artigo

Clique aqui para ver o sumário

 

A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical
(artigo em pdf)
Beatriz LLari

Análise das composições de alunos de escola de  música: uma investigação sobre possíveis diferenças no desenvolvimento musical de alunos com perfis distintos (artigo em pdf)
Anete Susana Weichselbaum

A prática de solfejo com base na estrutura pedagógica proposta por Davidson e Scripp (artigo em pdf)
Regina Teixeira dos Santos
Liane Hentschke
Cristina Cappareli Gerling

Iniciação à leitura musical no piano (artigo em pdf)
Ana Consuelo Ramos
Gislene Marino

O musical escolar CDG como moldura de educação musical (artigo em pdf)
Helena Muller de Souza Nunes

Música da televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos de idade (artigo em pdf)
Sílvia Nunes Ramos

Apre(e)ndendo músicas: na vida e nas escolas
(artigo em pdf)
Maura Penna

A identidade das licenciaturas na área de música: multiplicidade e hierarquia (artigo em pdf)
Nair Pires

Os relatórios de estágio dos alunos de música como instrumento de análise dos processos de planejamento (artigo em pdf)
Teresa Mateiro
Marcelo Téo

Resenha Guia para educação e prática musical em escolas
(artigo em pdf)
Lélia Negrini Diniz
Karla Dias de Oliveira
Júlia Maria Hummes
José Ruy Henderson Filho


Resenha A importância da música para as crianças
(artigo em pdf)
Cristiane Maria Galdino de Almeida
Fernanda de Assis Oliveira
Lucimar Marchi dos Santos
Regina Antunes Teixeira dos Santos

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 10 - Março de 2004

Veja sumário e artigo

Clique aqui para ver o sumário

 

Educação musical e práticas sociais (artigo em pdf)
Jusamara Souza

A música como reencantamento: um novo papel para a educação (artigo em pdf)
Nilze Maria Campos Pellanda

A dupla dimensão da política educacional e a musica na escola: I – analisando a legislação e termos normativos (artigo em pdf)
Maura Penna

Música na educação básica: situações e reações nesta fase pós- LDBEN/96 (artigo em pdf)
Margarete Arroyo

Políticas públicas e formação de professores: uma reflexão sobre o papel da universidade (artigo em pdf)
Viviane Beineke

O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social (artigo em pdf)
Carlos Kater

Ações sociais em educação musical: com que ética, para qual mundo? (artigo em pdf)
Vânia Muller

“Melhoria de vida” ou “fazendo a vida vibrar”: o projeto social para dentro e fora da escola e o lugar da educação musical (artigo em pdf)
Regina Márcia Simão Santos

A educação musical como prática educativa no cotidiano escolar (artigo em pdf)
Alícia Maria Almeida Loureiro

Normatização, estrutura e organização do ensino da música nas escolas de  educação básica do Brasil: LDBEN/96, PCN e currículos oficiais em questão (artigo em pdf)
José Nunes Fernandes

Es tönen die Lieder... um olhar sobre o ensino de música nas escolas teuto-brasileiras da década de 1930 a partir de dois cancioneiros selecionados (artigo em pdf)
Luciane Wilke Freitas Garbosa

Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música (artigo em pdf)
Luis Ricardo Silva Queiroz

O músico: desconstruindo mitos (artigo em pdf)
Silvia Cordeiro Nassif Schroeder

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 11 - Setembro de 2004

Veja sumário e artigo

Clique aqui para ver o sumário

 

A dupla dimensão da política educacional e a musica na escola: II – da legislação a prática escolar (artigo em pdf)
Maura Penna

Por que é importante o ensino de musica? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola
(artigo em pdf)
Julia Maria Hummes

A formação inicial de professores de musica sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar
(artigo em pdf)
Cristina Mie Ito Cereser

A visão dos professores de música sobre as competências docentes necessárias para a pratica pedagógico-musical no ensino fundamental e médio (artigo em pdf)
Daniela Dotto machado

Inter-relações entre saberes e praticas musicais na atuação de professores e especialistas (artigo em pdf)
Maria Teresa de Beaumont

A preparação musical de professores generalistas no Brasil (artigo em pdf)
Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo

Entrelaçamentos de lembranças musicais e religiosidade: “quando soube que cantar era rezar duas vezes...”
(artigo em pdf)
Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres

Vivências e concepções de um folclore e música folclórica: um survey com os alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental (artigo em pdf)
Cristina Rolim Wolffenbüttel

Declarando preferências musicais no espaço escolar: reflexões acerca da construção da identidade de gênero na aula de música (artigo em pdf)
Helena Lopes da Silva

Alquimistas, músicos, autodidatas: um estudo com quatro DJs (artigo em pdf)
Juciane Araldi

A relação músico-corpo-instrumento: procedimentos pedagógicos (artigo em pdf)
Patrícia Lima Martins Pederiva

Resenha: três livros que versam sobre o desenvolvimento cognitivo e a educação musical infantil (artigo em pdf)
Beatriz Ilari
Kamile Levek
Angelita Vander Broock

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 12 - Março de 2005

Veja sumário e artigo

Clique aqui para ver o sumário

 

Nos tempos da educação: cenas de uma vida de professora (artigo em pdf)
Sandra Mara Corazza

Apontamentos sobre estudantes de música e suas experiências formadoras (artigo em pdf)
Elizabeth Travassos

Educação musical nos anos iniciais da escola: identidade e políticas educacionais (artigo em pdf)
Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo

Educação musical na escola e nos projetos comunitários e sociais (artigo em pdf)
Marco Antonio Carvalho Santos

Educação musical de jovens e adultos na escola regular: políticas, práticas e desafios (artigo em pdf)
José Nunes Fernandes

Por uma educação musical implicada com os modos de vida de seus cenários de atuação (artigo em pdf)
Vânia Müller

Música, a realidade nas escolas e políticas de formação (artigo em pdf)
Regina Márcia Simão Santos

A educação musical curricular nas escolas regulares do Brasil: a dicotomia entre o direito e o fato (artigo em pdf)
Sergio Luiz de Almeida Álvares

Aplicação da Pedagogia Crítica ao ensino e aprendizagem de música (artigo em pdf)
Frank Abrahams

Estrutura, conteúdo e andamento em uma aula de música na 1ª série do ensino fundamental: um estudo de caso sobre gestão de sala de aula (artigo em pdf)
Joan Russel

Educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: analisando as práticas educativas de professores unidocentes (artigo em pdf)
Caroline Silveira Spanavello
Cláudia Ribeiro Bellochio

Processos Sociais de ensino e aprendizagem, performance e reflexão musical entre tamboreiros de nação: possíveis contribuições à escola formal (artigo em pdf)
Reginaldo Gil Braga

A contribuição da neurociência na questão da memorização no aprendizado pianístico (artigo em pdf)
Márcia Kazue Kodama Higuchi

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 13 - Setembro de 2005

Veja sumário e artigo

Clique aqui para ver o sumário

 

Poéticas musicais e práticas sociais: reflexões sobre a educação musical diante da diversidade (artigo em pdf)
Maura Penna

Músicas na Floresta do lobo (artigo em pdf)
Margarete Arroyo

Análise idiomática, formal e pianística de composições realizadas por iniciantes ao piano (artigo em pdf)
Cecília Cavallier França
Leonardo Bernardes Margutti Pinto

Educação musical formal, não formal ou informal: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem musical de adolescentes (artigo em pdf)
Regiana Blank Wille

Educação musical não-formal e atuação profissional
(artigo em pdf)
Cristiane Maria Galdino de Almeida

Coros de empresa: desafios do contexto para a formação e a atuação de regentes corais (artigo em pdf)
Lúcia Helena Pereira Teixeira

Mídias, músicas e escola: práticas musicais e representações sociais de crianças de 9 a 11 anos
(artigo em pdf)
Maria José Dozza Subtil

Luz, câmera, ação e... música!: os efeitos do espetáculo nas práticas musicais escolares (artigo em pdf)
Nilceia Protásio Campos

Novas perspectivas para a formação de professores de música: reflexões acerca do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Música da Universidade federal da Paraíba (artigo em pdf)
Luis Ricardo Silva Queiroz
Vanildo Mousinho Marinho

 

Revista completa
(PDF)
   

 

  Revista nº 14 - Março de 2006

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Perspectivas socioculturais na pesquisa em educação musical: experiência, interpretação e prática (artigo em pdf)
Joan Russell

Projeto Cariúnas – uma proposta de educação musical numa abordagem holística da educação (artigo em pdf)
Tânia Mara Lopes Cançado

Educação musical e diversidade: pontes de articulação
(artigo em pdf)
Alda de Jesus Oliveira

Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo (artigo em pdf)
Maura Penna

Por uma unidade e diversidade da pedagogia da performance (artigo em pdf)
Fausto Borém

Multifrenia na educação musical: diversidade de abordagens pedagógicas e possibilidades para as profissões da música (artigo em pdf)
Abel Moraes

Inovação, anjos e tecnologias nos projetos e práticas da educação musical (artigo em pdf)
Luiz Alberto Bavaresco de Naveda

Educação musical apoiada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): pesquisas, práticas e formação de docentes (artigo em pdf)
Susana Ester Krüger

Educação musical: novas ou outras abordagens - novos ou outros protagonistas (artigo em pdf)
Magali Kleber

Conhecimento pedagógico-musical, tecnologias e novas abordagens na educação musical (artigo em pdf)
Cássia Virgínia Coelho de Souza

Aprendizagem musical em família nas imagens de um filme
(artigo em pdf)
Celson Henrique Sousa Gomes

Aula de música na escola: integração entre especialistas e professoras na perspectiva de docentes e gestores
(artigo em pdf)
Maria Teresa de Beaumont
Janete Aparecida Baesse
Marcela Elessandra Patussi

A dimensão multicultural da nova filosofia da educação musical (artigo em pdf)
Luís Fernando Lazzarin

 

Revista completa
(PDF)
 

 

  Revista nº 15 - Setembro de 2006 (15 Anos)

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Espaços e ações profissionais para possíveis educações musicais (artigo em pdf)
Cristina Tourinho

Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros (artigo em pdf)
José Nunes Fernandes

Música na educação infantil: um mapeamento das práticas e necessidades de professoras da rede municipal de ensino de Porto Alegre (artigo em pdf)
Lélia Negrini Diniz
Luciana Del Ben

O canto espontâneo da criança de zero a seis anos: dos balbucios às canções transcendentes (artigo em pdf)
Maria Betânia Parizzi

Os saberes docentes na formação do professor: perspectivas teóricas para a educação musical
(artigo em pdf)
Liane Hentschke
Maria Cristina de Carvalho C. de Azevedo
Rosane Cardoso de Araújo

Professores de música falando sobre… música: a análise retórica dos discursos (artigo em pdf)
Mônica de A. Duarte
Tarso Bonilha Mazzotti

Do discurso utópico ao deliberativo: fundamentos, currículo e formação docente para o ensino de música na escola regular (artigo em pdf)
Cecília Cavalieri França

Repensando o ensino-aprendizagem de piano do Curso Técnico em Instrumento do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier de São João del-Rei (MG): uma reflexão baseada em Foucault (artigo em pdf)
Maria Amélia de Resende Viegas

Ensaio a respeito do ensino centrado no aluno: uma possibilidade de aplicação no ensino do piano (artigo em pdf)
Scheilla Glaser
Marisa Fonterrada

Batalhas culturais: educação musical, conhecimento curricular e cultura popular na perspectiva das teorias críticas em educação (artigo em pdf)
Eduardo Luedy

 

Revista completa
(PDF)
 

 

 

Revista nº 16 - Março de 2007

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Pesquisa qualitativa em educação musical: contextos, características e possibilidades (artigo em pdf)
Liora Bresler

Políticas culturais e políticas educacionais - conflitos e convergências (artigo em pdf)
Vanda Bellard Freire

Pensar a educação musical como ciência: a participação da Abem na construção da área (artigo em pdf)
Jusamara Souza

Olhando o presente e delineando o futuro da Abem
(artigo em pdf)
Sérgio Figueiredo

A educação musical na perspectiva de um concurso público para professor da disciplina de Arte (artigo em pdf)
Cristina Grossi

Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical (artigo em pdf)
Maura Penna

Produção científica em educação musical e seus impactos nas políticas e práticas educacionais (artigo em pdf)
Luciana Del Ben

Um estudo sobre a formação musical de três professoras: o papel e a importância da música nos cursos de Pedagogia
(artigo em pdf)
Juliane Aparecida Ribeiro Diniz
Ilza Zenker Leme Joly

Mídias, músicas e escola: a articulação necessária
(artigo em pdf)
Maria José Dozza Subtil

Por dentro da matriz (artigo em pdf)
Cecília Cavalieri França

Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros (II) (artigo em pdf)
José Nunes Fernandes

 

Revista completa
(PDF)
 

 

 

Revista nº 17 - Setembro de 2007

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

A inserção da flauta transversa no ensino, em Portugal de 1750 a 1850 (artigo em pdf)
Alexandre Andrade

Mapa e síntese do processo de pesquisa em performance e em pedagogia da performance musical (artigo em pdf)
Patrícia Furst Santiago

Processos de aprendizagem de músicos populares: um estudo exploratório (artigo em pdf)
Simone Lacorte
Afonso Galvão

Desenvolvimento musical: questão de herança genética ou de construção? (artigo em pdf)
Patrícia Fernanda Carmem Kebach

Aspectos figurativos e operativos da aprendizagem musical de crianças e pré-adolescentes, por meio do ensino de flauta doce (artigo em pdf)
Renate Lizana Weiland
Tamara da Silveira Valente

Coro Universitário: uma reflexão a partir da história do coral universitário da Puc-Campinas, de 1965 a 2004
(artigo em pdf)
Ana Yara Campos
Katia Regina Moreno Caiado

Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas (artigo em pdf)
Luis Ricardo Silva Queiroz
Vanildo Mousinho Marinho

Materiais didáticos nas aulas de música do ensino fundamental: um mapeamento das concepções dos professores de música da rede municipal de ensino de Porto Alegre – RS (artigo em pdf)
Fernanda de Assis Oliveira

Professores de escolas de música: um estudo sobre a utilização de tecnologias (artigo em pdf)
Gerson Rios Leme
Cláudia Ribeiro Bellochio

Relações interativas de docência e mediações pedagógicas nas práticas de EaD em cursos de aperfeiçoamento em educação musical (artigo em pdf)
Susana Ester Kruger

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 18 - Outubro (Número Especial)

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Conceptions, functions and actions: teaching music musically (artigo em pdf)
Janet Mills

Cultura e diversidade na América Latina: o lugar da educação musical (artigo em pdf)
Jusamara Souza

Diversidad musical como desafío (artigo em pdf)
Ana Lucia Frega

Diálogo inter-áreas - o papel da educação musical na atualidade (artigo em pdf)
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada

Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: Implicações para a educação musical na América Latina (artigo em pdf)
Beatriz Ilari

Una concepción de la educación musical basada en la experiencia didáctica, la práctica musical y la investigación de música (artigo em pdf)
Luis Alfonso Estrada

Ações em formação musical no Brasil e reflexões sobre as relações com a cultura (artigo em pdf)
Alda de Jesus Oliveira

El Sistema Nacional para las Orquestas Juveniles e Infantiles: La nueva educación musical de Venezuela
(artigo em pdf)
Freddy Sánchez

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 19 - Março de 2008

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

La figura del director de coros infantiles: pasos hacia la profesionalización (artigo em pdf)
Gotzon Ibarretxe
Maravillas Díaz

Habilidades e competências na prática da regência coral: um estudo exploratório (artigo em pdf)
Rita de Cássia Fucci Amato

Os professores universitários de música: um estudo sobre seus saberes docentes (artigo em pdf)
Fernando Stanzione Galizia
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo
Liane Hentschke

Processos de aprendizagens paralelas à aula de instrumento: três estudos de caso (artigo em pdf)
Alice Farias de Araújo Marques

Dinâmicas corporais para a educação musical: a busca por uma experiência musicorporal (artigo em pdf)
Patrícia Furst Santiago

Caminhos para a conquista de espaços para a música na escola: uma discussão em aberto (artigo em pdf)
Maura Penna

Um olhar sobre o ensino de música em Uberlândia (MG)
(artigo em pdf)
Gisele Crosara Andraus

O brinquedo popular e o ensino de música na escola
(artigo em pdf)
Fernanda de Souza

Ressonâncias musicais de uma relação estética na musicoterapia: oficina de canções e sensibilização com educadoras da educação infantil (artigo em pdf)
Patrícia Wazlawick
Kátia Maheirie

Construção do conhecimento musical sob uma perspectiva piagetiana: da imitação à representação
(artigo em pdf)
Marta Deckert

O aspecto pedagógico das bandas e fanfarras escolares: o aprendizado musical e outros aprendizados
(artigo em pdf)
Nilceia Protásio Campos

Um breve olhar sobre a música nas comunidades virtuais
(artigo em pdf)
Daniel Gohn

Multiculturalismo e multiculturalidade: recorrências discursivas na educação musical (artigo em pdf)
Luís Fernando Lazzarin

O rap e a aula: tocando nas diferenças… (artigo em pdf)
Sônia Tereza da Silva Ribeiro

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 20 - Setembro de 2008

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Pedagogias críticas e práticas músico-educativas: compartilhando histórias práticas, políticas e conceituais
(artigo em pdf)
Cathy Benedict
Patrick Schmidt

A composição no ensino de música: perspectivas de pesquisa e tendências atuais (artigo em pdf)
Viviane Beineke

O papel do conhecimento musical cotidiano na educação musical formal a partir de uma abordagem sócio-histórica
(artigo em pdf)
Kátia Simone Benedetti
Dorotéa Machado Kerr

Reflexões sobre a obrigatoriedade da música nas escolas públicas (artigo em pdf)
Sílvia Sobreira

A educação musical na formação de unidocentes: um estudo com as oficinas do “Programa LEM: Tocar e Cantar”
(artigo em pdf)
Aruna Noal Correa
Cláudia Ribeiro Bellochio

Cartas de licenciados em música: (re)contando o vivido para centrar a aula no aluno (artigo em pdf)
Ana Lúcia de Marques e Louro

Zorelha: utilizando a tecnologia para auxiliar o desenvolvimento da percepção musical infantil através de uma abordagem construtivista (artigo em pdf)
Elieser Ademir de Jesus
Mônica Zewe Uriarte
André Luís Alice Raabe

Música na creche: possibilidades de musicalização de bebês(artigo em pdf)
Cíntia Vieira da Silva Soares

Variabilidade e performance musical: uma relação a considerar no ensino instrumental (artigo em pdf)
Cristina Porto Costa

 

   

 

 

Revista nº 21 - Março de 2009

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Prospects and challenges of teaching and learning musics of the world’s cultures: an African perspective (artigo em pdf)
Rose A. Omolo-Ongati

Institucionalização da profissão docente – o professor de música e a educação pública (artigo em pdf)
Vera Lúcia Gomes Jardim

Por uma educação musical do pensamento: educação musical menor (artigo em pdf)
Teca Alencar de Brito

Musicalidade na performance: uma investigação entre estudantes de instrumento (artigo em pdf)
Luciane Cuervo
Leda de Albuquerque Maffioletti


A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos (artigo em pdf)
Silvia Cordeiro Nassif Schroeder

Juventudes, músicas e escolas: análise de pesquisas e indicações para a área da educação musical (artigo em pdf)
Margarete Arroyo

Conhecimento de estilo musical em estudantes espanhóis de Educação Secundária Obrigatória com diferentes origens culturais: análise desde a educação formal
(artigo em pdf)
Oswaldo Lorenzo Quiles
Lucía Herrera Torres
Roberto Cremades Andreu
João Fortunato Soares de Quadros Júnior


Educação musical nas escolas de ensino fundamental e médio: considerando as vivências musicais dos alunos e as tecnologias digitais (artigo em pdf)
Fernando Stanzione Galizia

Educação musical e diversidade cultural: uma incursão pelo viés da psicanálise (artigo em pdf)
Neide Esperidião
Leny Magalhães Mrech

Crenças de autoeficácia: uma perspectiva sociocognitiva no ensino do instrumento musical (artigo em pdf)
Célia Regina Pires Cavalcanti

Sujeitos e músicas em movimentos criadores compondo comunidades de prática musical (artigo em pdf)
Patrícia Wazlawick
Kátia Maheirie

Canções, diálogos e educação: uma experiência em busca de uma prática escolar humanizadora (artigo em pdf)
Keila de Mello Targas
Ilza Zenker Leme Joly

Práticas musicais na Educação de Jovens e Adultos: uma obordagem geracional (artigo em pdf)
Maria Guiomar de Carvalho Ribas

 

   

 

 

Revista nº 22 - Setembro de 2009

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Estudo comparativo entre a apreciação musical direcionada
e não direcionada de crianças de sete a dez anos em escola regular
(artigo em pdf)
Karla Jaber Barbosa
Maria Cecília Cavalieri França


Contribuições teórico-metodológicas da história da leitura para o campo da educação musical: a perspectiva de Roger Chartier (artigo em pdf)
Luciane Wilke Freitas Garbosa

A produção científi ca focalizada na relação professores não-especialistas em música e educação musical: um mapeamento de produções da Abem (artigo em pdf)
Kelly Werle
Cláudia Ribeiro Bellochio


Reflexões acerca da formação musical de professores generalistas a partir dos princípios: “os quatro pilares da educação” e “educação ao longo de toda a vida” (artigo em pdf)
Sandra Mara da Cunha
Silvia Salles Leite Lombardi
Wasti Silvério Ciszevski


Analfabetos musicais, processos seletivos e a legitimação do conhecimento em música: pressupostos e implicações pedagógicas em duas instâncias discursivas da área de música (artigo em pdf)
Eduardo Luedy

Uma análise de projetos pedagógicos de licenciatura em música (artigo em pdf)
Teresa Mateiro

Retrato de um sonho – o perfi l do candidato dos cursos de música da Escola Técnica de Artes do Centro Paula Souza
(artigo em pdf)
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Jéssica Mami Makino
Leila Gonçalves Vertamatti


A aprendizagem musical de adultos em ambientes coletivos (artigo em pdf)
Patrícia Fernanda Carmem Kebach

A motivação no canto coral: perspectivas para a gestão de recursos humanos em música (artigo em pdf)
Rita de Cássia Fucci Amato
João Amato Neto

Educação musical em ações sociais: uma discussão antropológica sobre o Projeto Guri (artigo em pdf)
Lucielle Farias Arantes

 

 

   

 

 

Revista nº 23 - Março de 2010

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Representação de prática: música na comunidade e pesquisa baseada nas artes (artigo em pdf)
Lee Higgins

A abordagem AME: elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música (artigo em pdf)
Zuraida Abud Bastião

Mr. Holland, o professor de música na educação básica e sua formação (artigo em pdf)
Maura Penna

A educação musical modalidade EAD nas políticas de formação de professores da educação básica (artigo em pdf)
Helena de Souza Nunes

Motivação para aprender música na escola (artigo em pdf)
Miriam Suzana Pizzato
Liane Hentschke

Concepções de adolescentes de 8ª série sobre música: possíveis implicações para a implementação das práticas musicais na escola (artigo em pdf)
Egon Eduardo Sebben
Maria José Subtil

Relações entre prática musical, processamento auditivo e apreciação musical em crianças de cinco anos
(artigo em pdf)
Júlia Escalda Mendonça
Stela Maris Aguiar Lemos

A música evangélica na atualidade: algumas refl exões sobre a relação entre religião, mídia e sociedade
(artigo em pdf)

Eliane Hilario da Silva Martinoff

Uma experiência interdisciplinar no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina
(artigo em pdf)

Magali Oliveira Kleber
Cleusa Erilene dos Santos Cacione

Documentos e debates

Audiência Pública sobre políticas de implantação da Lei federal nº 11769/08 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (artigo em pdf)
Jusamara Souza

Cláudia Ribeiro Bellochio
Luciana Del Ben
Cristina Rolim Wolffenbüttel

HOMENAGEM

Esther Beyer: contribuições para a educação musical brasileira (artigo em pdf)
Aruna Noal Correa
Cláudia Ribeiro Bellochio

 

Revista completa
(PDF)
   

 

 

Revista nº 24 - Setembro de 2010

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

For the love of children: music, education and culture
(artigo em pdf)
Patricia Campbell

Evaluar experiencias de creatividad musical en el aula:
informe sobre una línea de investigación
(artigo em pdf)
Ana Lucía Frega

(Para) Pensar a pesquisa em educação musical (artigo em pdf)
Luciana Del-Ben

Motivação para prática musical no ensino superior:
três possibilidades de abordagens discursivas
(artigo em pdf)
Rosane Cardoso de Araújo
Célia Regina Pires Cavalcanti
Edson Figueiredo

Diversidade e formação de professores de música
(artigo em pdf)
Cristiane Maria Galdino de Almeida

A formação musical de professores unidocentes:
um estudo em cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul

(artigo em pdf)
Alexandra Silva dos Santos Furquim
Cláudia Ribeiro Bellochio

Ampliação das concepções musicais nas recriações em grupo (artigo em pdf)
Patrícia Kebach
Rosangela Duarte
Márcio Leonini

A inserção da música no projeto político pedagógico:
o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS

(artigo em pdf)
Cristina Rolim Wolffenbüttel

Barulhar: a música das culturas infantis (artigo em pdf)
Dulcimarta Lemos Lino

Ferramentas com brinquedos: a caixa da música
(artigo em pdf)
Teca Alencar de Brito

Dizer o “dizível”: avaliação sistêmica em música na escola regu (artigo em pdf)
Cecília Cavalieri França

Reflexões sobre o termo “método”: um estudo a partir de revisão bibliográfica e do método para violoncelo de Michel Corrette (1741) (artigo em pdf)
Maria Cristiane Deltregia Reys
Luciane Wilke Freitas Garbosa

 

Revista completa
(PDF)
   

 

  Revista nº 25 - Janeiro/Junho de 2011

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

Educación Musical Siglo XXI: problemáticas contemporáneas
Violeta Hemsy de Gainza

Por un currículo contrahegemónico: de la educación musical a la música educativa
(artigo em pdf)
José Luis Aróstegui

Educação musical na família: as lógicas do invisível
(artigo em pdf)
Celson Gomes

O menino do violão: a escola e a educação musical em família (artigo em pdf)
Regina Márcia Simão Santos

Processos de auto-aprendizagem em guitarra e as aulas particulares de ensino do instrumento (artigo em pdf)
Marcos da Rosa Garcia

A educação musical no Projeto de Bandas e Fanfarras de São José (SC): três estudos de caso (artigo em pdf)
Mauro César Cislaghi

Estratégia métrica versus estratégia mnemônica: posições contrastantes ou complementares no ensino de ritmo?
(artigo em pdf)
Caroline Caregnato

“Parentalidade intuitiva” e “musicalidade comunicativa”: conceitos fundantes da educação musical no primeiro ano de vida (artigo em pdf)
Aline Carneiro
Betânia Parizzi


La entonación en ninõs de 9 y 10 años: un estudio multicasos (artigo em pdf)
Carla Lopardo

O professor do 1º ciclo do Ensino Básico e o professor de Apoio à e Expressão Musical e Dramática: relações e representações mútuas em contexto específico. Um estudo de caso (artigo em pdf)
Rui Manoel Bessa
Rui Manoel Ferreira


O corpo em ação: a experiência incorporada na prática musical (artigo em pdf)
Wânia Mara Agostini Storolli

Educação musical e educação integral: a música no Programa Mais Educação (artigo em pdf)
Maura Penna

 

   

 

  Revista nº 26 - Julho/Dezembro de 2011

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

¿NORMALES O ANORMALES? Normalidades y anormalidades en la formación del educador musical (artigo em pdf)
Ethel Batres

Policy, politics and North-South relation: strategic architectures in music education (artigo em pdf)
Patrick Schmidt

A rede de sociabilidade em projetos sociais e o processo pedagógico musical (artigo em pdf)
Magali Oliveira Kleber

Discursos de professores de música: cultura e pedagogia em práticas de formação superior (artigo em pdf)
Eduardo Luedy Marques

A música dos professores de música: representação social da "música de qualidade" na categorização de repertório musical (artigo em pdf)
Mônica de Almeida Duarte

Compreender a escola de música: uma contribuição para a sociologia da educação musical (artigo em pdf)
Elisa da Silva e Cunha

Práticas musicais coletivas: um olhar para a convivência em uma orquestra comunitária (artigo em pdf)
Maria Carolina Leme Joly
Ilza Zenker Leme Joly


Aprendizagem criativa na escola: um olhar para a perspectiva das crianças sobre suas práticas musicais
(artigo em pdf)
Viviane Beineke

As crianças pequenas e seus processos de apropriação da música (artigo em pdf)
Sílvia Cordeiro Nassif Schroeder
Jorge Luiz Schroeder


Música e histórias infantis: o engajamento da criança de
0 a 4 anos nas aulas de música
(artigo em pdf)
Aneliese Thönnigs Schünemann
Leda de Albuquerque Maffioletti


A formação e atuação de professores de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas (artigo em pdf)
Douglas Rodrigo Bonfante Weiss
Ana Lúcia de Marques e Louro


A abordagem do conceito de harmonia tonal nos processos de ensino e aprendizagem de acordeom fomentados por dois professores atuantes na região metropolitana de Porto Alegre – RS (artigo em pdf)
Jonas Tarcísio Reis

Ensino-aprendizagem da música da Folia do Divino no litoral paranaense: diálogos entre etnomusicologia e psicologia sócio-histórica a partir do trabalho de campo (artigo em pdf)
Carlos Eduardo de Andrade Silva e Ramos

 

Revista completa
(PDF)
 

 

  Revista nº 27 - Janeiro/Junho de 2012

Veja sumário e artigos

Clique aqui para ver o sumário

 

The social contract and music education: The emergence of political authority (artigo em pdf)
Cathy Benedict

Interação vocal entre bebês e pais durante a rotina da "troca de fraldas" (artigo em pdf)
Anna Rita Addessi

Música, pesquisa e infância: cantorias do repente
(artigo em pdf)
Dulcimarta Lemos Lino

Convivendo, conversando, criando e fazendo música: a educação musical no Corpo Cidadão (artigo em pdf)
Evandro Carvalho de Menezes

Programa de apoio pedagógico e inclusão: um estudo de caso (artigo em pdf)
Lisbeth Soares

Educação musical com função social: qualquer prática vale? (artigo em pdf)
Maura Penna
Olga Renalli Nascimento e Barros
Marcel Ramalho de Mello

Aula de música e escola: concepções e expectativas de alunos do ensino médio sobre a aula de música da escola (artigo em pdf)
Cristina Bertoni dos Santos

O que faz uma música "boa" ou "ruim": critérios de legitimidade e consumos musicais entre estudantes do ensino médio (artigo em pdf)
Rafael Rodrigues da Silva

Educação musical sob a ótica do pensamento complexo (artigo em pdf)
Fernanda Albernaz do Nascimento

"Permita-me que o apresente a si mesmo": o papel da afetividade para o desenvolvimento da criatividade na educação musical informal da comunidade jazzística
(artigo em pdf)
Alvaro Neder

Interações pedagógico-musicais da prática coral
(artigo em pdf)

Leila Miralva Martins Dias

Por uma mudança de paradigma na iniciação musical ao piano (artigo em pdf)
Maria F. de T. G. Barbosa França
Sandra Leite de Sousa Azevedo


Modelagem matemática: ferramenta potencial para avaliação das inflexões rítmicas na realização musical de estudantes (artigo em pdf)
Regina Antunes Teixeira dos Santos
Cristina Capparelli Gerling
Álvaro Luiz de Bortoli


Resenha: MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. 352 p. (Série Educação Musical).
(artigo em pdf)

Vanilda Lídia Ferreira de Macedo

 

Revista completa
(PDF)
 

 

 
 
 

_______________________________________________________

REVISTA DA ABEM

Conselho Editorial - Gestão 2011-2013

Presidente:
Profa. Dra. Maria Cecília de Araujo Rodrigues Torres– IPA/RS

Editora da Revista da ABEM:
Profa. Dra. Cássia Virginia Coelho de Souza – UEM/PR

Membros do Conselho Editorial:
Prof. Dr. Carlos Kater – UFSCar/SP
                                                    Profa. Dra. Lília Neves Gonçalves – UFU/MG
                                                    Profa. Dra. Nilcéia Protásio Campos – UFG/GO

Conselho Consultivo - Gestão 2009-2011:
Profa. Dra. Ana Lucia Frega (Universidad CAECE - Argentina)
Profa. Dra. Beatriz Ilari (UFPR)
Prof. Dr. Celson Souza Gomes (UFPA)
Profa. Dra. Cíntia Thais Morato (UFU)
Profa. Dra. Cristina Grossi (UnB)
Prof. Dr. Eduardo Luedy (UEFS)
Prof. Dr. Frank Abrahams (Westminster Choir College of Rider University - EUA)
Prof. Dr. Guilherme Sampaio Garbosa (UFSM)
Profa. Dra. Heloisa Feichas (UFMG)
Prof. Dr. José Luis Aróstegui (Universidad de Granada - España)
Prof. Dr. José Soares de Deus (UDESC)
Prof. Dr. Keith Swanwick (University of London, Institute of Education - England)
Prof. Dr. Luis Fernando Lazzarin (UFSM)
Profa. Dra. Maravillas Díaz (Universidad Del País Vasco - España)
Profa. Dra. Margarete Arroyo (UFU)
Profa. Dra. Maria Cristina Cascelli de Azevedo (UnB)
Profa. Dra. Maria Isabel Montandon (UnB)
Profa. Dra. Maria José Subtil (UFPG)
Profa. Dra. Jusamara Souza (UFRGS)
Profa. Dra. Regina Antunes Teixeira dos Santos (FUNDARTE) 
Profa. Dra. Leda Maffioletti (UFRGS)
Profa. Dra. Patrícia Furst Santiago (UFMG)
Prof. Dr. Patrick Schmidt (Westminster Choir College of Rider University – EUA)
Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araujo (UFPR)
Prof. Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (UDESC)
Profa. Dra. Sônia Ribeiro (UFU)
Profa. Dra. Teresa Mateiro (UDESC)
Profa. Dra. Viviane Beineke (UDESC)
        


    
LINHA EDITORIAL

A Revista da ABEM é uma revista científica na área de educação musical que tem como objetivo divulgar a pluralidade do conhecimento em educação musical, seja este de cunho científico, através de relatos de pesquisa, de cunho teórico, através de reflexões acerca dos novos paradigmas educacionais, políticos e culturais, ou de cunho histórico, contextualizando as práticas atuais sob uma perspectiva histórica. 

O requisito principal para publicação na Revista da ABEM consiste em que o artigo represente, de fato, contribuição científica no que se refere à relevância e pertinência do tema abordado ao contexto e ao momento; ao reflexo do estado da arte do conhecimento na área do referencial teórico-conceitual adotado; à consistência do desenvolvimento do artigo em relação aos princípios de construção científica do conhecimento; à clareza e concisão das implicações do trabalho para a teoria e/ou para prática de educação musical.

A Revista da ABEM tem interesse na publicação de artigos inéditos de desenvolvimento teórico, trabalhos empíricos e ensaios, além de resenhas. A publicação dos textos da Revista é realizada em formato impresso e eletrônico.

Artigos
Os artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e propor novos modelos e interpretações para fenômenos relevantes no campo da educação musical. Os trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas. Os ensaios compõem formas mais livres de contribuição científica. Tais ensaios devem privilegiar as abordagens críticas e criativas revelando novas perspectivas e trazendo reflexões sobre temas relevantes na área de educação musical. Não serão aceitos artigos em formato de comunicação de experiência.

Resenhas
A seção de resenhas tem como objetivo apresentar aos leitores os lançamentos de livros no campo da educação musical contribuindo, assim, para a divulgação do conhecimento na área. As obras escolhidas para as resenhas devem ser recentes e apresentar conteúdo inovador e consistente, de interesse para a área. As resenhas podem ser enviadas em dois formatos:

  • Resenhas de um livro analisando um lançamento nacional ou estrangeiro. O autor deverá localizar o campo de estudo ao qual a obra pertence, introduzir a obra e apresentar uma apreciação crítica dela, mencionando sua contribuição para a teoria e/ou prática da educação musical.
  • Resenhas múltiplas analisando de duas a cinco obras. O autor deverá localizar o campo de estudo ao qual os livros pertencem e comentá-los brevemente, mencionando pontos de complementaridade e interfaces. Uma apresentação crítica é desejável.

Os originais devem ser encaminhados para a comissão editorial da Revista da ABEM com as mesmas características de formatação dos artigos.

Documentos e Debates
A seção Documentos e Debates destina-se à divulgação de documentos que subsidiem novas pesquisas e possibilitem o avanço da área. Além disso, a seção é voltada à difusão de relatos de debates e audiências acerca das políticas públicas voltadas à Educação Musical.


ORIENTAÇÕES AOS COLABORADORES

A Revista da ABEM está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, e aceita textos em português, inglês e espanhol. Todos os trabalhos devem ser enviados por e-mail ao:

Conselho Editorial da Revista da ABEM
e-mail: revistaabem@hotmail.com

Para os autores e co-autores brasileiros que submeterem artigos ou resenhas é necessário ser sócio da ABEM.

Para submeter artigo para a Revista 1 do ano o(s) proponente(s) deverá (ão) estar com a anuidade do ano anterior em dia. Se a submissão do artigo for para a Revista 2, a anuidade que deverá estar em dia é a do ano corrente. 

A Revista da ABEM não aceita a submissão de mais de um artigo, do mesmo autor e ou co-autor, para um mesmo número da revista. Tampouco aceita publicar artigos do mesmo autor ou co-autor em números sucessivos da revista, de modo que, uma vez que determinado autor ou co-autor tenha um artigo aceito para publicação, não poderá tornar a submeter artigo para o número consecutivo da revista. 

Os autor(es) que tiver(em) seu texto aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da Revista uma Carta de Cessão (modelo da Revista ABEM), cedendo os direitos autorais para publicação na mesma, em formato impresso e eletrônico, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da Revista.
Os trabalhos submetidos deverão ser encaminhados sem nenhum tipo de identificação do autor. Em caso de aceite, o autor poderá incorporar seus dados, assim como os referentes à instituição, linha de pesquisa e orientador.

Normas Técnicas:

  • Os artigos devem ter uma extensão entre 22.000 e 44.000 caracteres com espaço, incluindo a totalidade do texto: resumo, abstract, palavras-chave, texto e referências.
  • As resenhas devem apresentar cerca de 7.500 caracteres com espaço e os trabalhos destinados à seção Documentos e Debates devem conter entre 8.000 e 12.000 caracteres com espaço.
  • Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol.
  • Todos os trabalhos deverão ser enviados anexados a e-mail, em arquivos no programa Word for Windows 7.0;
  • Os textos devem ser escritos em Times New Roman, fonte 12, espaço 1.5;
  • A primeira página do texto deve conter:
  • Título
  • Resumo em português, inglês ou espanhol, com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultados e conclusões. O Resumo deve ser colocado logo abaixo do título e acima do texto principal.
  • Três (3) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português, inglês ou espanhol.
  • Resumo em inglês (Abstract), para trabalhos em português e em espanhol, com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões. O Abstract deve ser colocado logo abaixo do resumo em português, inglês ou espanhol.
  • Três (3) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em inglês, para trabalhos em português ou espanhol.

Para os trabalhos escritos em inglês:    

  • Resumo em português ou espanhol com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões. O Resumo deve ser colocado logo abaixo do Abstract.
  • Três (3) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português ou espanhol.
  • Em separado, deverá ser enviada uma página com o título do artigo, seguido da identificação do(s) autor(es) - nome completo, instituição à qual está(ão) ligado(s), cargo, endereço para correspondência, fone, fax e e-mail.
  • Incluir um Curriculum Vitae resumido com extensão máxima de 150 palavras, contendo as principais atividades na área e o título das principais publicações do(s) autor(es).
  • Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de rodapé é recomendável, quando o autor quiser detalhar algo que não necessita constar no texto principal. Para estas notas, deve ser usada fonte tamanho 10.
  • As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. As citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, fonte 11, espaço simples, entrada alinhada a 2,5 cm da margem, à esquerda, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. No caso de citações de livros em língua estrangeira, a citação deve ser traduzida (Se o autor julgar necessário, o trecho original pode ser apresentado em nota de rodapé).

As indicações das fontes entre parêntesis, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma:

· Uma obra, com um autor: (Meyer, 1994, p. 15)
· Uma obra, com até três autores: (Cohen; Manion, 1994, p. 30)
· Uma obra, com mais de três autores: (Moura et al., 2002, p. 15-17)

- Mesmo no caso das citações indiretas (paráfrases), a fonte deverá ser indicada, informando-se também a(s) página(s) sempre que houver referência não à obra como um todo, mas sim a uma idéia específica apresentada pelo autor.
- As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto, reportando-se à fonte bibliográfica.

k) Tabelas e quadros devem ser anexados ao texto, com a devida numeração (ex. Tabela 1, etc.). No corpo do texto deve ser indicado o lugar das tabelas.

l) Não serão aceitos artigos que estiverem fora das normas editoriais. A critério do editor poderá ser estabelecido um prazo determinado para que o(s) autor(es) efetue(m) uma revisão do texto (correções de referências, citações, gramática e escrita). Nesse caso, o não cumprimento do prazo e/ou a inadequação da revisão poderão implicar a não aceitação do trabalho para publicação.
 

REFERÊNCIAS:                                                                                                                 
Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT/2002 (NBR 6023), abaixo exemplificadas.

Livros
SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

Exemplo:

MEYER, L. B. Music, the arts, and ideas: patterns and predictions in twentieth-century culture.  2. ed.  Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
COHEN, L.; MANION, L. Research methods in education.  4. ed.  London: Routledge, 1994.

Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.)
SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) da Obra. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.
Exemplo:

WEBSTER, P. R. Research on creative thinking in music: the assessment literature. In: COLWELL, R (Ed.). Handbook of research on music teaching and learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.

Artigos em periódicos :
SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) do Artigo. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.
 
Exemplo:
LOANE, B. Thinking about children’s compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3,  p. 205-231, 1984.

Trabalhos em anais de eventos científicos:
SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.
Exemplo:
DELALANDE, F. A criança do sonoro ao musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais... Salvador: ABEM, 2000. p.48-51.

A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação dos artigos enviados para a Revista da ABEM consta de duas etapas:

  • Primeiro, uma avaliação preliminar pelo Conselho Editorial que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista;
  • Segundo, consulta a pareceristas ad hoc.

Eventuais modificações serão solicitadas e efetuadas em consenso com o(s) autor(es).

OBSERVAÇÕES EDITORIAIS:

  •  Os artigos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
  • Serão fornecidos gratuitamente aos autores exemplares impressos do fascículo em que seu artigo foi publicado, ressaltando-se que:
    Artigo com um e dois autores: 2 exemplares por autor

    Artigo com mais de dois autores: 1 exemplar para cada autor
  • É permitido citar parte dos artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Conselho Editorial.
  • A Revista da ABEM trabalha com assinaturas, doações e permutas com instituições públicas. Em caso de aprovação pelo Conselho, as bibliotecas que receberem doação de exemplares deverão acusar o recebimento por escrito.

SUBMISSÃO
Os artigos devem ser encaminhados para a editora da Revista da ABEM, seguindo as normas da revista, através do endereço:

Conselho Editorial da Revista da ABEM
e-mail: revistaabem@hotmail.com